sexta-feira, 11 de março de 2016

[Eventos] - 5º Festival do Japão 2016

Saudações queridos nerds!


Na última semana de fevereiro aconteceu aqui em Belo Horizonte o Festival do Japão, no Expominas


O Festival do Japão promove o encontro dos brasileiros com os costumes japoneses, bem como culinária, modo de vida, esportes, carros, hobbies e até mesmo as plantas

Há workshops que ensinam como fazer origamis, desenhos, o ritual do chá e alguns até que mostram como fazer uma deliciosa massagem 


Porém o evento teve um pouco menos de workshops que o ano passado e o espaço alugado foi um pouco menor, mas ainda assim estava muito legal, com as lojinhas de utensílios japoneses onde aproveito para comprar meus hashis, mandalas, bonsai e mais um monte de criações japonesas super úteis para o dia a dia e excelentes para a saúde, como travesseiros, por exemplo

Como a arte cosplay também nasceu no Japão, o evento contou com um concurso cosplay, onde esse ano eu não participei, mas ainda assim levei a minha versão feminina do Cosmo dos Padrinhos Mágicos para peregrinar pelo Japão hihihi...


O Caminho de Shikoku é uma rota milenar que se encontra na Ilha de Shikoku, a quarta maior do arquipélago japonês e envolve as províncias de Takushima, Kochi, Ehime e Kagawa. Todo o encanto e magia desse intinerário começa a ser descoberto e visitado por peregrinos (turismo espiritual) e turistas convencionais de diversas nações, e são recebidos com a insuperável hospitalidade de sua gente. Os henros (peregrinos japoneses) costumam utilizar uma roupa branca, como a que vesti, em sinal de respeito aos seus ancestrais, dando um tom de pureza em suas visitas aos 88 Templos Budistas ao longo do caminho 

Paulo Kaneko, membro do colégio acadêmico da Academia Nipo Brasileira de Escritores é autor do livro No Caminho de Shikoku, que é ricamente ilustrado com mais de 280 fotos coloridas, um relato detalhando a vivência de um peregrino nipo brasileiro junto ao caminho. Aliás, uma simpatia de pessoa

Também tiveram algumas curiosidades como a história do papel japonês, como ele é feito e para o que ele pode servir, como, além de origamis, também é usado nas luminárias e em muitas outras coisas




Esse ano senti falta de lojinhas com mais coisas específicas do Japão, pois da última vez saí de lá com dois itens que até hoje sou apaixonada, como minha mandala com meus tsurus, onde as cores transmitem sentimentos e energias positivas, além do significado do próprio tsuru; e com uma garrafa de saquê, que não era pra mim, mas tudo bem... 

A comida, como sempre estava excelente, só uma coisa me deixou um pouco intrigada: por que as lojinhas de comida não podiam vender refrigerantes? Pois é, apenas estandes de bebida podiam vender bebidas, ou seja, você teria que comprar sua comida em um lugar e sair andando procurando por uma estande que vendia refrigerante, sendo que a maioria vendia bebidas alcoólicas... mas isso não estragou o evento, é apenas uma observação para a comodidade do público





O Festival do Japão acontece uma vez por ano em Minas e sempre traz a cultura para mais próximo daqueles que gostam e por isso sempre aguardo pelas novidades que virão no próximo

Beijo e que a Força esteja com vocês!


2 comentários:

  1. O evento foi muito bom né! Você foi qual dia? Eu fui sábado, e nem te vi lá..
    Ainda vou postar no meu blog sobre esse evento, mais especificamente sobre uma oficina de washi-ê que fiz lá.

    http://camis-house.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom! Eu fui no domingo, minha agenda sábado tava um pouco atolada xD e que legal! Depois me passe o link para eu ler sobre a oficina =D

    ResponderExcluir